Bully ou agressor

BULLY ou agressor – É aquele que faz o bullying. É quem agride os outros, sem nenhum motivo, porque acha graça em diminuir alguém. Pode ser qualquer um, o bom aluno, o mau aluno, o mais forte, o mais fraco, o popular, e até o queridinho dos professores. Eles nem sempre agridem fisicamente, podem agredir os sentimentos, que dói tanto ou até mais que agredir na pele.

Barbara Colorosso é uma grande estudiosa do bullying. Olha o que ela diz:
“Os bullies vêm em diferentes tamanhos e formas: alguns são grandes, outros são pequenos; alguns são inteligentes e outros nem tanto; alguns são atraentes e outros não; alguns são muito populares e outros são detestados por todo mundo. Você não pode identificar um bully pela sua aparência e sim pelo modo como eles agem.”
J. Alexander escreveu um livro muito bom sobre como enfrentar o bullying – Valentões, fofoqueiros e falsos amigos – Torne-se à prova de bullying. Ela classificou os bullies em:
Valentões – são os que intimidam, excluem os outro do grupo, batem, empurram, chutam, enviam mensagens ameaçadoras, levam o seu dinheiro do lanche, estragam o seu material, e gozam consigo;
Fofoqueiros – espalham boatos maldosos, fazem comentários sarcásticos a seu respeito, inventam factos sobre a sua vida, enviam mensagens de números desconhecidos para o seu telémovel, dirigem asneiras;
Falsos amigos – abandonam você sem dizer o porquê, revelam seus segredos, não o convidam para mais nada, bloqueiam-o no msn e isolam-o.
É preciso ficar bem claro que ninguém nasce bully, que isto não está escrito na genética deles. Existe, sim, o temperamento da pessoa. Alguns são mais agressivos, mais difíceis. Mas as influências do ambiente são muito importantes.