Livros e filmes

Nesta seção queremos trazer sugestões de livros e filmes que falam de bullying, não necessariamente teóricos.  Livros da literatura infanto-juvenil que poderão ser usados para reflexão sobre o tema.  Filmes também que sensibilizam para o assunto.
1. Pinote fracote, Janjão o fortão, de Fernanda Lopes de Almeida.
2. Ponte para Terabítiade Katherine Paterson, Editora Salamandra.  Um livro lindo, sensível, escrito com maestria pela ganhadora da medalha Hans Christian Andersen, o mais importante premio internacional no campo da literatura infanto-juvenil.  Narra a história de Jess Aarons e sua amizade com Leslie Burke, uma novata na vila e na escola.  Apresenta as dificuldades e os medos destes meninos, de 10 anos, algumas situações de bullying no colégio e no ônibus escolar.
Também está disponível em vídeo que certamente será um excelente material para trabalhar o tema.  O livro é um exemplo de como a literatura para crianças e jovens pode ser bem escrita e agradável.
 O filme relata bem claramente algumas situações de bullying vividas pelos garotos e a importância de uma boa amizade servindo de pára-raios.  É muito bem feito, explora um pouco o fantástico e será certamente uma boa diversão para os alunos.
3. Morango Sardento, de Julianne Moore, Ed. Cosac Naify, 2010.  O livro foi escrito pela famosa actriz e que se baseia na sua infância.  Conta a história de uma menininha sardenta e ruiva que sofria bullying na escola por ser diferente.  É um livro bonito, bem ilustrado.  O sofrimento da garota fica bem nítido mas acho que a solução para o caso e a reviravolta nos seus sentimentos não convencem muito.  Mas sem dúvida é mais um bom material para se trabalhar o tema com crianças menores.
4. Bullying – Vamos sair dessa?, de Miriam Portela, Ed. Noovha America, 2009.  Bom livro, trata o assunto de maneira clara, entremeando com cenas de ficção.  Pode ser um bom subsídio para os professores e educadores, de leitura fácil.  Pode também ser usado como material para adolescentes, possibilitando um bom esclarecimento sobre bullying, tanto como ocorre no cotidiano como em seu aspecto mais teórico.
5. Bullying, Vamos mudar de atitude!, de Jefferson Galdino, Ed. Noovha America, 2009.  Bom livro para adolescentes mais jovens.  Narra o caso de Joca, um menino para quem a escola era uma verdadeira tortura.  Mostra também as ações empreendidas para combater o bullying dentro da escola, com o envolvimento de toda comunidade.
6. Valentões, fofoqueiros e falsos amigos – Torne-se à prova de bullying, de J. Alexander, Ed. Rocco Jovens Leitores, 2009.  Livro bastante interessante, em que a autora pretende ensinar formas de se fortalecer e “criar um escudo à prova de bullying”.  Bem ilustrado e contém vários testes que despertam a curiosidade dos leitores.
7. Pedro e o menino valentão, de Ruth Rocha, Melhoramentos, 2009. Ruth Rocha, grande autora da literatura infantil no Brasil, nos traz uma boa historinha para crianças sobre a perseguição de um menino por um mais velho.  A solução encontrada pela família foi colocar o filho na aula de judô.  O ideal é aprender a revidar?  O judô aumentou a confiança da criança e ele sentiu-se mais forte?  Bons temas para serem refletidos com os alunos e filhos!
8. Ela disse, Ele disse, de Thalita Rebouças, Rocco Jovens Leitores. 2010.  O livro é bem escrito, de leitura muito agradável para adolescentes.  
“Ela disse, Ele disse (Thalita Rebouças) é um livro que fala sobre situações cotidianas da maioria dos adolescentes e pré adolescentes.  Narrado por Rosa e Léo, o livro mostra o modo de pensar de meninos e meninas, a reação dos dois sexos a uma mesma situação.
Os dois são novos no colégio. Rosa vem de Vitória – ES, enquanto Léo vem de outra escola do Rio de Janeiro, e os dois buscam fazer novas amizades. Para Léo, acostumar-se foi muito mais fácil, porque entrou na equipa de futebol. Já para Rosa, foi um pouco mais complicado, mas nada que a tenha  atrapalhado por muito tempo.
Mesmo que sem admitir, Rosa tinha-se apaixonado por Léo, que também sentia algo por ela. Mas, Júlia (amiga de Rosa) também se sentia atraída por ele e não deixava que essa “atracção” passasse despercebida, o que irritava Rosa.
Quando Léo decide defender um amigo diante de um dos meninos mais populares da escola, seus antigos “amigos” revoltam-se contra ele e perseguem-o. Léo sofre bullying até que decide encarar os agressores e briga com o menino popular. Depois de enfrentá-lo, o vídeo da briga vai para o YouTube e Léo passa a ser idolatrado por muitos da sua escola.
Aos poucos, Léo e Rosa vão assumindo o que sentem um pelo outro e passam a viver um romance adolescente.”
9. Lilás, uma menina diferente –  de Mary Whitcomb, Cosac Naify, 2003.  Lilás é uma menina nova na escola, com hábitos muito diferentes e que é olhada com certa resistência pelos colegas devido às suas esquisitices.  No entanto, demonstra uma grande resistência e faz-se aceita pelo grupo.  Livro muito bom para  trabalhar-se a diversidade, a aceitação e convivência com a diferença.  Muito bom para crianças da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental.
10. Laís, a fofinha, de Walcyr Carrasco, Editora Ática.  Acaba de ser lançado.
Editora Ática lança ‘Laís, a fofinha’
A Editora Ática acaba de lançar o mais novo livro da Coleção Todos Juntos, de Walcyr Carrasco. ‘Laís, a fofinha’ trata, de maneira sutil e adequada às crianças, temas actuais e preocupantes como autoestima, bullying e obesidade infantil, por meio da história de uma menina gordinha que sofre com gozações e apelidos dos colegas da escola.
De tanto ouvir as outras crianças chamarem-na de gorda, Laís acaba acreditando que é feia e fecha-se na sua tristeza. Mas quando surge a oportunidade de realizar o sonho de ser actriz, a menina precisa de coragem para se aceitar como é.
A atriz Julia Lemmertz participou no lançamento e recomenda o livro. “‘Laís, a fofinha fala, de uma forma bem bonita e delicada, das diferenças entre as pessoas. Nem todo mundo é igual e a beleza não é uma só: existem várias formas de ser bonito. Este livro ajuda as pessoas a aceitarem as diferenças. Por isso recomendo, inclusive para que os pais leiam junto com seus filhos”, disse a atriz.

10. A Caolha, conto de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), in Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, Editora Objetivo, RJ, 2000.
Bom conto para ser trabalhado com alunos do Ensino Médio, mostrando que o bullying  já existia no início do século passado.  Descreve  o sofrimento de uma criança e depois rapaz que, por ser filho de uma mulher sem um olho, recebeu o apelido de filho da caolha.
A seguir um trecho do conto:
“Quando em criança entrou para a escola pública da freguesia, começaram logo os colegas, que o viam ir e vir com a mãe, a chamá-lo – o filho da caolha.
Aquilo exasperava-o; respondia sempre.
Os outros riam-se e chacoteavam-no; ele queixava-se aos mestres, os mestres ralhavam com os discípulos, chegavam mesmo a castigá-los – mas a alcunha pegou, já não era só na escola que o chamavam assim.”