Perfil das vitimas de Bullying


Porque algumas crianças ou adolescentes são frequentemente vítimas de bullying enquanto que outras nunca o sofrem? O que os diferencia dos outros e os torna presas fáceis?
Os estudiosos citam uma característica comum aos alvos de bullying: em geral são extremamente passivos, tendem a ser inseguros e não se defendem ( Winkler, 2005; Voors, 2000). Olweus (1993), o primeiro grande estudioso do comportamento bullying, afirma que as vítimas são mais ansiosas e inseguras, solitárias e abandonadas na escola, têm baixa autoestima e em geral reagem aos ataques chorando ou se retraindo.
Outra característica comum nas vítimas de bullying é ser diferente de alguma forma. São aqueles que se vestem de uma forma diferente, que são gordos, ruivos ou sardentos numa sala em que o `normal`não é isto, de outra raça, religião, etc. Em resumo, que apresentam algum traço que `os coloca em desvantagem segundo o ambiente em que vivem`(Neremberg in Winkler, 2005).
Para fins mais didáticos apresento abaixo um possível perfil das vítimas embora, é claro, não exista um perfil único:
  • Normalmente são caladas, cautelosas, sensíveis e podem chorar facilmente;
  • Podem ser inseguras, ter pouca confiança e sofrer de baixa auto-estima;
  • Geralmente têm poucos amigos e são socialmente isoladas;
  • Têm medo de serem feridas;
  • Podem ser ansiosas ou deprimidas;
  • Tendem a ser fisicamente mais fracas que seus agressores (especialmente no caso de meninos);
  • Podem preferir passar mais tempo com adultos (pais, professores, auxiliares) do que com colegas da mesma idade.
Ao falarmos sobre as vítimas de bullying é preciso não colocar jamais a culpa na vítima. Como enfaticamente afirma Coloroso (2003)
Ninguém merece sofrer bullying! Crianças que apresentam comportamentos que aborrecem ou divertem seus agressores ainda assim têm o direito de serem tratadas com dignidade e respeito, como qualquer outro!